domingo, 9 de outubro de 2011

Quarto de internato

É sempre muito difícil começar a escrever, pois nesse momento meus pensamentos se encontram tão longe... Mas o pior não é isso. Além de estarem longe, estão perdidos, vagando de lugar a lugar e de pessoa a pessoa.
Isso acontece quando me encontro sozinha, sem nada que possa prender minha atenção. O quarto mais uma vez vazio, porém ao mesmo tempo repleto de lembranças doces e amargas que mais uma vez desviam minha atenção e me levam de volta aos momentos aqui vividos por mim na companhia dos meus amigos que não mais estão.

Olhar para a cama vazia me causa tanta tristeza, pois sinto como se mais alguém tivesse sido arrancado de mim.

Sempre evitei e senti medo de ser objetiva ao escrever e dessa forma deixar tanto de mim nessas poucas linhas, porém dessa vez tudo o que tenho são meus pensamentos e minhas palavras, palavras essas que vão atropelando umas as outras por não conseguirem acompanhar a velocidade dos meus pensamentos e das minhas memórias.

Poderia comparar minha vida a um quarto de internato, pois da mesma forma que esses enchem-se e esvaziam-se a cada ano, meu coração é preenchido e deixado por muitas pessoas.

Uma comparação muito cruel, mas que infelizmente retrata bem a minha triste realidade.

No começo do ano conhecemos pessoas diferentes, de todos os lugares, raças e gostos. Pessoas que com o passar do tempo, saem de maneira bem sutil, da posição de meros colegas de quarto ou novato, para a posição de amigos e companheiro de aventuras. Sendo assim, já fazemos parte um do outro e sem esses o quarto já não tem mais graça.

É lamentável, porém real, mas em nossa vida acontece a mesma coisa. A diferença é que no quarto há um período certo para a entrada de novos integrantes, enquanto que na nossa vida, novos integrantes surgem em intervalos de tempo não simétricos, muito menos regulares. É muito normal conhecer pessoas novas e quando isso acontece me sinto muito feliz.

É maravilhoso ter alguém para compartilhar os momentos, alguém para conversar, alguém para te ajudar, para te divertir, alguém que só de olhar para você é capaz de saber o que se passa. Mas seguindo o fluxo da vida, assim como em um internato, esse alguém um dia parte da sua vida e deixa uma vaga no seu coração. Um dia esse alguém precisa dizer adeus ou até logo. Um dia esse alguém vai ter que partir e te dar um abraço de despedida.

Mas é ai que se encontra a real diferença entre um quarto de internato e a minha vida. Os componentes do quarto são facilmente substituídos por outros que assim como eles serão mais um no mesmo quarto.

Porém, em minha vida os amigos não são substituíveis dessa forma, pois mesmo com a distância e a ausência dos que já se foram, me restam as lembranças de momentos vividos com pessoas que talvez jamais reencontre, mas que no pequeno intervalo de tempo compartilhado comigo fizeram com que eu jamais os esquecesse.

E é dessa forma que termino o que comecei a escrever com tanta dificuldade. Minha vida é sim como um quarto, mas esse quarto não tem só quatro vagas, é um quarto que sempre terá lugar para mais um amigo sem a necessidade de substituição de nenhum deles, pois todos eles são únicos e por isso os amo tanto. Tanto os que estão pertinho de mim, quanto aqueles que precisaram um dia partir e deixar sua cama vazia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário